quinta-feira, julho 15, 2010

Caius Zip - O Viajante do Tempo


A imagem acima, é da página inicial do portal Caio Zip - O viajante do tempo, uma criativa e original produção da professora e escritora Regina Gonçalves, autora do livro D PEDRO II e O JORNALISTA KOSERITZ da série CAIO ZIP - o viajante do tempo, que relaciona História, arte, ciência, enigmas como MALBA TAHAN. O Viagem no Tempo mescla Historia Mundial e do Brasil e Desafios Matemáticos, formando a Série de livros Caio ZIP.

Abaixo, link para o referido portal:

CAIUS ZIP - O VIAJANTE DO TEMPO

Conforme consta da apresentação da própria autora, em seu portal:

A ideia principal da série é mostrar a história mundial feita pelos grandes homens e como a matemática e outras matérias foram importantes em suas decisões. Caio Zip é um jovem que participa das descobertas e das grandes batalhas, a cada aventura amadurecendo e aprendendo que para sair das encrencas tem de usar o seu maior poder, que mesmo sem perceber ele usa muito bem: o poder da dedução!

A proposta da série é divertir, educar e atiçar a curiosidade do leitor. Além disso, é multidisciplinar, pois combina diversos campos do saber, tais como: história mundial, arte, filosofia e ciências. E a matemática está sempre presente na solução de enigmas, na tomada de decisões em batalhas épicas e durante a investigação de um mistério.


Sobre a autora:


Acima, mapa da cabeça da autora.

Regina Gonçalves é formada em matemática e pós-graduada em Análise de Sistemas.

Trabalhou durante um tempo em informática e deixou a profissão para se dedicar à criação de suas duas filhas. Com o passar dos anos, descobriu uma maneira muito divertida para incentivar suas meninas ao gosto não só da leitura e da arte, mas também do estudo da matemática.

Ao se dedicar a ensinar crianças e adolescentes, e como muitos deles tinham horror à matemática, foi descobrindo sua veia de escritora ao elaborar um livro onde incorpora o estudo de história ao de matemática. As histórias foram crescendo e tomaram a forma de uma série. Contagiada de vez, já tem dez livros completos.

A partir dos últimos livros da série, Regina tem trabalhado para que a série tome uma forma mais densa com os personagens mais complexos e humanos, mostrando não só sua participação na história mundial, mas suas razões e conflitos psicológicos. Caio embrenha-se nas suas próprias dúvidas e ansiedades e tenta compreender o mundo e os tempos que o cercam.

A palavra compreender vem do latim "compreendere," significa:

colocar junto todos os elementos de explicação, ou seja, não ter somente um elemento de explicação. Na verdade a autora acredita que a compreensão humana vai além disso, porque, na realidade, ela precisa ser, acima de tudo, vivenciada, adquirindo suas experiências e emoções para que em seguida possa ser compartilhada com o grupo na forma de ideias. É isto que permite a verdadeira comunicação humana e participação ativa na história em todo os tempos.

Todos esses livros tiveram o apoio e incentivo da família: suas filhas são encarregadas das ilustrações e o marido, Regis Lima de Almeida Rosa, colabora com ideias e trabalha na revisão e edição. Regis é autor ao lado de Regina de um dos livros da série "Dom Pedro II e o jornalista Koseritz".

A veia de escritora vem da sua descendência do jornalista alemão Carlos Von Koseritz, conhecido no Rio Grande do Sul como o homem que defendeu os direitos dos colonos alemães através de seus jornais e de suas vindas à corte para relatar a situação dos imigrantes a D. Pedro II . Von Koseritz foi o autor do livro "Imagens do Brasil" e sua filha Carolina (bisavó da Regina) foi a primeira mulher integrante da Academia de Letras do Rio Grande do Sul.

Contatos com a autora: caiozip@gmail.com

Sobre o colaborador:

Regis Lima de Almeida Rosa é engenheiro, pós-graduado em Marketing, Economia, Finanças e pesquisador autônomo de História. Participa com Regina da criação da Editora viajante do Tempo. Além de colaborar nas histórias, é responsável pela diagramação, revisão e capa dos livros da série.

Observação do Educa Tube:

Eu, como educador, escritor, poeta e especialista em TICs na Promoção da Aprendizagem (ufrgs-2007) e em História do Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura (FURG-2006), fiquei muito interessado nessa proposta de unir história, arte, cultura, matemática e produção textual.
Já conhecia, via Twitter, o trabalho da professora Hélia Barbosa, educadora de belo Horizonte - MG - Brasil, e editora do blog Prosa Assimétrica; conhecendo agora o de Regina Gonçalves, também pelo Twitter, motivou-me mais ainda a levar adiante, no segundo semestre de 2010, um projeto bem mais simples, de utilizar os ambientes virtuais criados pelas duas educadores, para trabalhar com produção textual e raciocínio lógico, com duas colegas, professoras aqui de Rio Grande - RS - Brasil, Ângela Fonseca e Elisabete Brasil Roig (esposa), que são, respectivamente, das disciplinas de português e matemática, atuando na EEEF Barão de Cêrro Largo, onde o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ªCRE, funciona e no qual exerço a função de multiplicador em informática educativa.
Graças ao mundo virtual, educadores de diversas partes motivam e são motivados por outros educadores, criando um grande acervo digital colaborativo e compartilhado, via blog, sites etc.

Observação: Postagem acima, publicada originalmente em meu outro blog educaiconal, chamado Educa Tube.