quinta-feira, junho 26, 2008

RPG - Role Poetic Games


Junho para mim verdadeiramente é um mês de desafios e de projetos. Em um junho (2004), há 4 anos atrás, iniciei o projeto de escrever o jornal cultural chamado Letra Viva, distribuído inicialmente em versão impressa, na região de Rio Grande e São José do Norte - RS - Brasil, para depois mandar para uma lista de contatos que hoje possui mais de 500 e-mails, fora o repasse desses. Em junho (2006), 2 anos atrás, criei este blog (primeiramente como diário de curso na Especialização em TICs na Promoção da Aprendizagem - UFRGS - 2006/2007), que passou a ser um dos veículos de divulgação de projetos e notícias sobre educação e tecnologia, arte e cultura, não apenas meus, mas de amigos, colegas e outros.
E foi em junho/2008 que iniciou de fato um projeto que começou embrionário comigo e mais dois amigos virtuais (Suellen e Leandro), através de conversas on-line, via MSN, quando cogitamos em uma escrita colaborativa virtual e a distância. Pensado em 2007, só iniciou de fato neste mês de junho, quando se integraram ao mesmo mais dois amigos virtuais (Ana Cristina e Andréia). Após algumas conversas on-line, iniciamos a postar textos curtos de uma história em construção, no blog chamado RPG - Role Poetic Games ou Jogos Poéticos Virtuais.
O RPG, sigla que significa role playing game (jogo de interpretações de papéis que consiste na união do conceito de teatro com as regras de um jogo, onde temos a interpretação de personagens ficcionais controlados pelo seu respectivo controlador. E a movimentação é feita a partir de uma narrador ou mestre, e o jogo de dados para definir o caminho a seguir) é uma nova experiência de reunir 5 escritores e poetas para colaborar a distância com esse jogo literário virtual. Existem RPGs de mesa e dados e o eletrônico. O nosso é via blog.
No RPG poético, os componentes são: eu mesmo, mestrando em Letras, autor do blog ControlVerso (http://controlverso.blogspot.com), além dos jovens Ana Matias (acadêmica de Letras), do blog A Solidão Nunca está Sozinha: http://anacpm.blogspot.com/; Andréia Alves Pires (mestranda em Letras), do blog Solstícios: http://solsticios.blogspot.com/; Leandro Kerr (acadêmico da Administração de Empresas), do blog Bota Limão: http://botalimao.blogspot.com/ e Suellen Rubira (acadêmica de Letras), do blog Freakie In The Sky: http://freakinthesky.blogspot.com/. Todos residentes em Rio Grande – RS – Brasil e alunos de graduação e pós-graduação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). E o curioso é que apesar de morarmos na mesma cidade ainda não nos reunimos na versão presencial.
Visitem então o RPG – Role Poetic Games, que pode ser acessado também pelo do endereço http://jogospoeticosvirtuais.blogspot.com/ e acompanhem a saga virtual que iniciou neste mês de junho, e que é fruto de um projeto de produção textual colaborativa em ambiente virtual. Participem também da enquete para escolha do título (entre as opções sugeridas) dessa história coletiva que está em curso.
Para saber mais sobre o que é um RPG, acesse ao endereço:
http://www.rpgonline.com.br/dicas_de_rpg.asp?id=76

Observação: imagem acima extraída da internet, do endereço
http://danifernandes.zip.net/images/dados.gif