sábado, dezembro 08, 2007

Porto do Rio Grande prêmio de responsabilidade ambiental


Em tempos de noticiário cada vez mais catastrófico, é com satisfação que divulgo notícia publicada na edição on-line do Jornal Agora (www.jornalagora.com.br), da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, sobre a premiação recebida pelo Porto de Rio Grande, relativa a responsabilidade ambiental, conforme link (atalho) abaixo.
Porto recebe prêmio de responsabilidade ambiental
Esse ano, tive o privilégio de participar de curso do ProEA-PRG (Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande), oferecido aos educadores da rede pública do município, em que os cursistas assistiram palestras, vídeos e desenvolveram atividades diversificadas, que, no meu caso específico, auxiliaram, e muito, em projetos com alunos e professores da rede pública estadual, via NTE/18ª CRE. O professor José Vicente Freitas, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), um dos palestrantes no ProEA-PRG, nos enviou inestimável material sobre água e energia; temas que desenvolvemos com alunos da educação especial, dentro da especialização em tecnologia educacional (Ufrgs-2007), que eu e Janaina, minha colega de NTE, iremos defender através de TCC, no dia 12/12, no Instituto de Matemática/Ufrgs, em Porto Alegre-RS. Para o ano letivo 2008, o referido material, remetido por José Vicente, será trabalhado com alunos e professores da rede pública estadual, como tema transversal nos cursos de informática educativa, realizados pelo NTE. Disponibilizaremos em ambiente adequado, a ser adaptado no núcleo, esse farto material para consulta local. Pretendemos, em 2008, planejar, como feito na prática escolar da especialização, promover nas atividades com alunos, além de elaborar atividades em laboratório de informática e na sala de aula, pesquisar também o acervo desta "biblioteca" do NTE e não somente a internet, além de fazer saídas de campo, seja no belo entorno da EEEF Barão de Cêrro Largo, onde o NTE/18ª CRE funciona, seja visitando o ecomuseu da Ilha da Pólvora, o Museu Oceanográfico/Furg, ambos em frente à Escola Barão e NTE, e outros locais em que a teoria possa integrar-se naturalmente com a prática educacional.
Observação: Foto acima, da plataforma P-53, no Porto do Rio Grande - RS - Brasil, extraída da página http://www.intelog.net/Imagens/p53rg.jpg