domingo, dezembro 02, 2007

DVD Escola e a Educação Especial


Ontem, dentro da atividade final do módelo intermediário do Curso de Mídias Integradas à Educação (UnB-2007), elaborei planejamento para o uso dos programas da TV Escola no contexto educacional. Já postei no ambiente virtual de aprendizagem a distância e-proinfo do MEC a atividade. Propus o uso do kit da programação da TV Escola, mais precisamente o DVD Escola, distribuído pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação a todas as escolas públicas do país, e que traz 50 DVDs com ótimo material sobre História, Ciências, Literatura, Matemática, etc, além do programa Um Salto para o Futuro. Escolhi o DVD nº 2, que trata da Educação Especial, para ser trabalhado com professores da rede pública estadual, via NTE, na apresentação do mesmo, discussão de aspectos do vídeo e reflexão para a inclusão do professor e do aluno no contexto escolar (dúvidas e certezas, propostas e experiências).
O DVD 2 - Educação Especial - é dividido em duas partes: Deficiência Mental e Deficiência Física. Por já ter projetos nessa área, vou trabalhar, nesse momento, com a deficiência mental, que no referido vídeo é subdividida em 6 pequenos vídeos:
- Deficiente mental: ameaça ou oportunidade?
- Estimulação intensificada;
- Brincar é coisa séria;
- O desafio da escola;
- Passagem para a vida adulta,
- Vida adulta e cidadania.
Aos educadores, indico toda a coleção, e, em especial, a destinada a sua área de atuação e do conhecimento. O material é ótimo, trazendo entrevistas de professores, de alunos, de especialistas, propondo uma reflexão crítica e construtiva com base em vivêncas e experiências de agentes e sujeitos educacionais. Ainda não assisti a todos os 50 DVDs da coleção, mas os que pude trabalhar, direta ou indiretamente, adorei pelos subsídios que me deram ao fazer pedagógico, com alunos e também com professores.
Observação: Imagem acima, capa do DVD citado nesta postagem, escaneada por mim.