terça-feira, abril 03, 2007

Terceiro dia do projeto de aprendizagem: grupo água


Nessa segunda-feira (02/04), das 8 às 12 horas, ocorreu, no laboratório do NTE, o terceiro dia do projeto, totalizando até o momento 10 horas de atividades. Elaboramos, com auxílio de câmera digital, 3 arquivos de som, com média de 15 minutos cada (que breve serão anexados no wiki - ambiente virtual de aprendizagem), conversando em conjunto com a turma sobre o roteiro de pesquisa. No quadro magnético do laboratório, escrevemos as certezas provisórias e as dúvidas de cada grupo. Fizemos um pequeno roteiro de pesquisa, e recapitulamos com a turma como utilizar as ferramentas de busca na internet, principalmente o Google.
O grupo água (com 5 integrantes), primeiro pesquisou sobre a água mesmo, copiando algumas fotos na pasta meus documentos/minhas imagens dos 3 microcomputadores utilizados.
Nota-se dois grupos de trabalho bem distintos dentro do grupo água: os falantes e comunicativos (Éder, Maicon e Wendell) e os mais reservados (Loraine e Sírio). Em contrapartida, os comunicativos são mais dispersivos e os reservados, às vezes, são mais criativos, quando da utilização de desenhos e imagens... Optamos por registrar seus comentários, através de escrita no quadro magnético, bem como que cada um anotasse o que achasse interessante durante a pesquisa. Durante a busca pelo assunto principal (peixes no Taim), os alunos encontraram muitas imagens de pássaros e outros animais, mas estranharam não encotrar fotos dos peixes do Taim e sim da Lagoa do Peixe... Ficaram de, na próxima aula, continuar a busca.