quinta-feira, julho 13, 2006

Tecnologia e inclusão social

Abaixo matéria na íntegra, publicada no Jornal Agora, da cidade do Rio Grande-RS-Brasil, no ia 12/06/2006, na página 3, assinada pela jornalista Carmem Ziebell, tratando da doação e instalação pela BrasilTelecom de um aparelho na EEEF Barão de Cerro Largo, onde está implantado e em funcionamento o NTE-Rio Grande/18ªCRE:

Escola Barão de Cerro Largo ganha telefone para surdos
Os estudantes das classes especiais para surdos da Escola Fundamental Barão de Cerro Largo passaram a contar com mais uma forma de comunicação. A escola recebeu, em doação, da empresa BrasilTelecom, um telefone para surdos. Trata-se de um aparelho especial, por meio do qual uma pessoa surda pode se comunicar com qualquer outra pessoa, usando a Central de Atendimento ao Surdo da empresa.
Conforme explicou a professora Graciema Lindner, por esse aparelho, digitando o número 142, é feito contato com a central, onde há uma atendente que recebe as mensagens e repassa para o ouvinte. Depois, transmite a resposta à pessoa surda, que a poderá ler no visor de seu aparelho. A Barão de Cerro Largo é a primeira escola de Rio Grande contemplada com essa doação, segundo a direção da instituição.
Os estudantes Fábio Borges da Costa, 22 anos, da 7ª série, e Robson José Melo Marques, 16 anos, da mesma série, dizem que é fácil usar o aparelho. E consideram um equipamento importante porque lhes possibilita comunicar-se com outros amigos, tanto surdos quanto ouvintes. A professora Daina Soares, que atua nas classes de educação de surdos, observou que esse telefone é uma conquista em termos de acessibilidade e mais uma oportunidade para os alunos surdos se comunicarem.
Essa escola é a única do Ensino Fundamental que atende surdos em Rio Grande, trabalho que desenvolve há aproximadamente 20 anos. Tem em torno de 50 alunos que não ouvem. E conta com quatro professoras capacitadas para atuarem nas classes de educação de surdos – 1ª, 2ª e 3ª séries, mais duas facilitadoras e uma intérprete para trabalhar na inclusão destes nas demais séries. A língua utilizada é a de sinais (Libras).
A maior necessidade da escola no momento, parar o trabalho com os surdos, é um instrutor, um professor especializado para ensinar a língua de sinais aos surdos e ouvintes. A escola tem projeto neste sentindo e este ano solicitou um instrutor à 18ª Coordenadoria Regional de Educação (18ª CRE), por meio do Conselho Escolar, mais ainda aguarda resposta. O Barão de Cerro Largo presta atendimento do Jardim à 8ª série. Ao todo, hoje tem 476 alunos.