terça-feira, julho 11, 2006

Aprendizagem: Projeto de trabalho e/ou de vida?

Sempre falo, quando me perguntam como é possível conciliar educação, tecnologia, arte, literatura e cultura, dentre outras atividades que desenvolvo, sempre paralelas uma às outras, e às vezes ainda obter o reconhecimento... Tudo depende essencialmente de nosso projeto de trabalho estar vinculado ao projeto de vida que desejamos! Unir o útil ao agradável, mais do que ditado da sabedoria popular, pode ser uma forma de superar as limitações do dia-a-dia. Quando se faz o que se gosta por vocação, e não apenas por obrigação de sobrevivência, tudo passa a ter outra dimensão. E quem trabalha no serviço público bem sabe que limitações de recursos financeiros, humanos, etc. fazem parte do cotidiano. Mesmo assim, se esperarmos as condições ideais de infra-estrutura, salário adequado a nossa qualificação, equipamento de ponta “y otras cositas más”, aí sim daremos razão ao aforismo do Barão de Itararé: “De onde menos se espera é que nada acontece mesmo”. (Risos.) No meu caso particular, muitas vezes pelo desprendimento pessoal, pude levar adiante projetos que em tese tinham tudo para fracassar... Mas com ética, correção e acima de tudo dedicação e autocrítica, pude conseguir aliados a um objetivo em comum...
Há que se valorizar sempre a "pedagógia do exemplo", sejamos educadores ou cidadãos, pois o jovem forma a sua personalidade amparado nos ícones do dia-a-dia. Infelizmente quando a família é omissa (no seu remoto controle), os parâmetros são ditados pela televisão sem controle remoto...
Tive muitos bons exemplos de meus professores, que me influenciaram pro resto da vida. Noutro texto os abordarei especificamente...
Mas voltando a falar de projeto de vida agregado ao projeto de trabalho, penso que toda vez que nos despimos de pré-conceitos e idéias feitas, além de receios infundados, e ousamos pôr em prática os discursos que fazemos, podemos sim ter gratas surpresas. Um exemplo disso foi o projeto de aprendizagem que meu ex-colega Nerocy Miranda Filho, ex-coordenador do NTE-Rio Grande tinha desenvolvido com a profª. Jane Degani, professora da educação especial na EEEF Barão de Cerro Largo, onde o núcleo de tecnologia educacional está instalado, desde meados de 2004. Naquele ano eu era o responsável técnico, acumulando funções administrativas na escola e no NTE.
Em 2004, ainda em fase de adequação do espaço cedido pela escola à 18ª CRE, para a implantação do NTE, foi feita parceria com o CTI – Colégio Técnico Industrial – Prof. Mário Alquati, pertencente a FURG – Fundação Universidade Federal do Rio Grande, para a capacitação de professores da rede pública estadual, através de curso básico de informática. Um ano após, Nerocy, um grande amigo e um excelente profissional, teve seu trabalho reconhecido, recebendo uma irrecusável proposta da iniciativa privada, do ramo da tecnologia e telecomunicações, indo residir desde então em Maringá, no Paraná.
Então, sozinho no núcleo, tive que acumular a função técnica, administrativa e mais a de coordenador. Resgatei o projeto inicial que Nerocy e Jane haviam elaborado e iniciado, adaptando à nova situação. Nesse meio tempo já era final de 2005, e com 07 turmas de educação especial (03 de alunos surdos, 02 de deficientes mentais e visuais e 02 de altas habilidades/superdotados), reiniciei o Projeto de Informática na Educação Especial, reestruturado. No mesmo período 2004/2005 a EEEF Barão de Cerro Largo iniciou o projeto-piloto de inclusão de alunos surdos em classes regulares, como já havia comentado em texto anterior. O projeto de informática educativa oferecido a toda a educação especial da escola foi a singela contrapartida voluntária do NTE pela cedência do espaço para a sua instalação e funcionamento. E como conselheiro escolar, participando de curso de extensão a distância, oferecido pelo MEC, através da UnB, para capacitação continuada de Conselhos Escolares, pude, em atividade final do referido curso, elaborar breve relato de uma experiência exitosa da escola e do conselho escolar (justamente a inclusão de alunos surdos em classes regulares e os desafios de execução), que acabou sendo selecionada pelo Ministério da Educação, e que em abril de 2006 proporcionou o convite para minha participação no Seminário Internacional de Educação, promovido pelo MEC, de 24 a 28 de abril, em Brasília, com mais de 10 países participantes.
Para esse segundo semestre de 2006, agora com a chegada da colega Janaína Martins, professora de Geografia, o NTE adaptou o Projeto de Informática na Educação Especial, direcionando-o à educação ambiental. Janaína é uma dedicada professora, que se integrou rapidamente ao NTE, pois também comunga com algumas idéias e ideais. Dentre eles, de cumprir com as nossas atribuições de capacitação continuada de professores e servidores da rede pública estadual, sem deixar de estabelecer uma conexão com a comunidade onde está inserido o núcleo, através de projetos de inclusão digital e social.
Para nossa satisfação, ao que tudo indica, receberemos o apoio de uma ex-aluna da rede pública, que atuará como voluntária em nosso projeto de Informática na Educação Especial. Dia 5/7 ela e seu pai vieram conversar conosco. Ela chama-se Luise, tem aparentemente uns 18 anos, e um pequeno detalhe e um imenso diferencial para nós: é cega. Sua experiência de vida será essencial para que possamos incorporar alunos cegos da rede de ensino a esse projeto. E apenas um cochicho, para que ninguém escute: “Parece-me que ela sabe, na área de informática, um pouco mais que o coordenador do núcleo, pois já conversaram pelo MSN, sendo que Luise ensinou a ele algumas funções básicas do programa de conversação a distância, que ele deconhecia...”. Risos. Ela utiliza um software chamado Virtua, que possibilita a utilização do computador em sua plenitude. Literalmente o PC fala. Acredito que a distância entre o projeto de trabalho e o de vida seja o que mais dificulte a implantação de projetos de aprendizagem, sejam eles públicos ou privados. Quanto mais nos distanciamos de nossos sonhos e ideais, mais difícil fica de os realizarmos no futuro.
Como coloquei no título: “Aprendizagem: Projeto de Vida e/ou de Trabalho?”. Acho que necessitamos dos dois, e parafraseando Paulo Freire: “ninguém ensina ninguém, aprendemos juntos, irmanados”. Quem afinal ensina a quem o quê? Estamos sempre aprendendo uns com os outros... Como educadores devemos ser mais mediadores do conhecimento do que detentores. E até os pequenos erros nos fazem corrigir rotas e roteiros. Eis o grande desafio da Sociedade da Aprendizagem, que sucede às sociedade da Informação e do Conhecimento: aprender a aprender!

4 Comments:

Blogger oakleyses said...

prada outlet, replica watches, nike roshe, ugg boots, louis vuitton, louis vuitton, polo ralph lauren, jordan pas cher, longchamp outlet, longchamp outlet, oakley sunglasses, longchamp outlet, christian louboutin shoes, louboutin pas cher, prada handbags, ray ban sunglasses, christian louboutin outlet, chanel handbags, ray ban sunglasses, polo outlet, nike air max, nike free run, oakley sunglasses wholesale, cheap oakley sunglasses, oakley sunglasses, ugg boots, tiffany jewelry, nike outlet, longchamp pas cher, louis vuitton outlet, nike free, kate spade outlet, air max, oakley sunglasses, gucci handbags, louis vuitton outlet, uggs on sale, burberry pas cher, sac longchamp pas cher, tiffany and co, christian louboutin, louis vuitton outlet, jordan shoes, nike air max, tory burch outlet, christian louboutin uk, michael kors pas cher, ray ban sunglasses, replica watches

21:33  
Blogger oakleyses said...

new balance, timberland pas cher, nike roshe run uk, converse pas cher, michael kors outlet online, michael kors outlet, hollister pas cher, polo lacoste, coach purses, nike tn, nike air force, true religion outlet, sac hermes, michael kors outlet, nike air max, michael kors, michael kors outlet, nike blazer pas cher, true religion jeans, coach outlet store online, lululemon canada, nike air max uk, burberry handbags, michael kors, ray ban pas cher, uggs outlet, true religion outlet, north face uk, coach outlet, abercrombie and fitch uk, michael kors outlet online, ralph lauren uk, guess pas cher, kate spade, mulberry uk, michael kors outlet online, ray ban uk, vans pas cher, hollister uk, nike free uk, sac vanessa bruno, uggs outlet, replica handbags, burberry outlet, hogan outlet, north face, oakley pas cher, michael kors outlet online, nike air max uk

21:36  
Blogger oakleyses said...

herve leger, valentino shoes, hollister, nike trainers uk, longchamp uk, iphone cases, mont blanc pens, ghd hair, nike air max, jimmy choo outlet, converse, converse outlet, insanity workout, lancel, beats by dre, nike air max, ralph lauren, mac cosmetics, mcm handbags, oakley, hollister clothing, nike huaraches, nike roshe run, asics running shoes, reebok outlet, timberland boots, vans outlet, ray ban, hermes belt, north face outlet, celine handbags, north face outlet, louboutin, instyler, gucci, abercrombie and fitch, baseball bats, chi flat iron, p90x workout, lululemon, bottega veneta, soccer shoes, soccer jerseys, nfl jerseys, hollister, babyliss, wedding dresses, vans, ferragamo shoes, new balance shoes

21:38  
Blogger oakleyses said...

ugg uk, doudoune moncler, canada goose uk, louis vuitton, moncler outlet, canada goose, pandora jewelry, canada goose jackets, canada goose outlet, hollister, supra shoes, canada goose outlet, ugg pas cher, moncler, links of london, canada goose, louis vuitton, replica watches, juicy couture outlet, montre pas cher, pandora jewelry, wedding dresses, moncler, canada goose, juicy couture outlet, louis vuitton, pandora uk, pandora charms, ugg,uggs,uggs canada, moncler, moncler outlet, swarovski crystal, louis vuitton, louis vuitton, karen millen uk, swarovski, coach outlet, ugg, moncler, thomas sabo, moncler uk, ugg,ugg australia,ugg italia, marc jacobs, canada goose outlet, toms shoes

21:41  

Postar um comentário

<< Home