domingo, outubro 24, 2010

Aprendendo História com o jogo Age of Empires



Reproduzo abaixo, a íntegra de mais uma criativa e original iniciativa do coleg'amigo Michel Goulart, de Criciúma - SC - Brasil, editor dos blogs História Digital, Games Históricos e Filmes Históricos.
Michel, além de educador é músico e utiliza-se de diversos games em seu fazer pedagógico. Um exemplo de educador do século XXI.
Vejam abaixo a atividade feita com alunos e visitem o História Digital; um dos ambientes de aprendizagem em rede, que sempre indico aos meus cursistas, pela relevância, criatividade e originalidade de suas propostas pedagógicas, utilizando-se das tecnologias em geral.
As modernas estratégias de uso das tecnologias e das mídias no processo de ensino-aprendizagem requerem que o educador conheça e replique em parte o mundo do alunado, em que música, jogos, dança etc fazem parte visceral, umbilical...

APRENDENDO HISTÓRIA COM AGE OF EMPIRES, por Michel Goulart

Desde que me conheço como professor de História, sempre gostei de usar diferentes recursos no processo de ensino-aprendizagem. Por isso criei este blog, para explorar novas possibilidades, dentro do conceito de história para ler, ver, ouvir e até jogar.

Neste sentido, há algumas semanas atrás, pedi para meus alunos reconstruírem batalhas ou civilizações da antiguidade, utilizando o mais famoso game de estratégia de todos os tempos: o Age of Empires. Para isso, os alunos deveriam utilizar o sistema de criação de cenário (scenario builder) e montar uma apresentação no powerpoint com informações históricas e imagens do game.

Aqui está um exemplo da utilização do game. Os alunos do Colégio Energia, reconstruíram de forma muito bacana a Guerra de Teutoburgo, que ocorreu na Germânia em 9 d.C.



É claro que o sistema de criação de cenários tem limitações, o que impede a inserção de elementos importantes, como as tribos germânicas, por exemplo. Mas isso não compromete o resultado final e ainda estimula a pesquisa.

Fonte:
http://www.historiadigital.org/2010/10/aprendendo-historia-com-age-of-empires.html