sábado, janeiro 03, 2009

Ano Novo e um "novo" Olhar Virtual...

Ano Novo e um "novo" Olhar Virtual sobre o mundo ao redor. Novos desafios convivendo simultaneamente com os velhos problemas de sempre, no interior e exterior da cada um. Nessa "poética" do olhar, indico mais uma vez o blog que criei em 2006, para homenagear meu pai, o artista plástico José Américo Roig, o Zeméco, pintor nortense autodidata, que reside na pequena e bela praia do Mar Grosso, em São José do Norte, que apesar do nome, situa-se no extremo sul do Rio Grande do Sul e do Brasil.
No blog Olhar Virtual, encontra-se pequeno inventário digital da vida e obra de meu pai, que se mistura com os últimos 61 anos do município, já que Zeméco (seu apelido e nome artístico), nascido em SJN em 1934, desde os anos 1950 tem se dedicado a retratar sua cidade, seu povo, os casarios, a paisagem, etc. Através de sua vida e obra é possível reconstituir parte da memória e da história de uma região. É o que chamo de "o universal através do particular".
No blog é possível encontrar relações entre a história individual do pintor mesclada à história coletiva de seu povo. Estive algum tempo (devido a compromissos profissionais) sem poder publicar muita coisa que tenho coletado do acervo particular de meu pai, bem como de doações (muitas via e-mail) de fotografias de obras, algumas únicas, de Zeméco, para que pelo blog seja possível universalizar as informações e dados; socializando também, pelo ambiente virtual que é o blog, parte dos usos e costumes, imagens, vídeos e outros materiais de uma região.
Agradeço então a colaboração dos amigos, familiares e visitantes do blog Olhar Virtual. O título do blog foi escolhido por mim, como simbologia, já que meu pai é cego de um olho desde 1966 - quando era desenhista e vitrinista de uma grande loja de departamentos de Porto Alegre - RS -, e que devido a um acidente (que Zeméco não gosta de comentar), teve descolamento da retina e a cegueira do olho esquerdo. Mesmo assim, continuou pintando e retratando sua cidade e sua gente.
Atualmente, devido a problemas de sáude, meu pai enxerga do olho direito com dificuldades. A claridade lhe faz ver apenas vultos. Na penumbra consegue visualizar melhor o que está ao seu redor. Tem pintado pouco, mas continua a ver seu mundo de uma forma muito peculiar. Graças a sua memória fotográfica, muita coisa foi possível preservar.
Para os que não conhecem sua obra, indico os dois vídeos abaixo, feitos por mim, bem como uma visita ao blog Olhar Virtual (http:olharvirtual.blogspot.com).


vídeo 1: Casario histórico de São José do Norte - RS - Brasil.

Vídeo acima, feito por mim em 31/12/2008, com câmera digital Kodak EasyShare C613, na casa do pintor nortense José Américo Roig, Zeméco, meu pai, em que simulo um passeio pela rua retratada no quadro, em que o visitante, depois de caminhar pela rua adentra a janela superior do casario histórico, que atualmente é ocupado pelo Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte-RS-Brasil.
Em 31/12/2008, Zeméco e sua esposa Hildette completaram 48 anos de casamento.
O referido vídeo acima encontra-se disponível no YouTube, conforme endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=eHSfz8vdA6c


vídeo 2: Quadro "A Capelinha", motivo imaginário de Zeméco.

Vídeo acima, feito por mim em 31/12/2008, com a câmera digital Kodak EasyShare C613, na casa do pintor Zeméco, meu pai, em que simulo um passeio pela praia imaginária retratada na tela, aproximando-se da janela da capelinha e depois entrando na porta da mesma.
Zeméco veio em 1979 para a praia do Mar Grosso, residindo até 1980, no Restaurante Mariscão, que não existe mais. Depois morou na ex-usina a óleo diesel, que alimentava de energia elétrica a praia do Mar Grosso, trabalhando no serviço de informações turísticas. Findo isso, continuou no local, até que a Câmara de Vereadores doou o imóvel, a título de serviços prestados a arte, cultura e história do município. Portanto, em 2009, o artista plástico José Américo Roig completará 30 anos de moradia na Praia do Mar Grosso, em São José do Norte, litoral sul do Rio Grande do Sul- Brasil.
O vídeo acima encontra-se à disposição, na internet, no portal do YouTube, no endereço abaixo:
http://br.youtube.com/watch?v=tEx-ONJXpoY