quinta-feira, dezembro 13, 2007

Conclusão da Especialização em Tecnologia Educacional



Ontem, pela manhã, eu e minha colega Janaina, concluímos a especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2006/2007), apresentando cada qual seu TCC a banca examinadora, presente no prédio A, do Instituto de Matemática, no Campus do Vale, no bairro Agronomia, em Porto Alegre. Janaina foi a 4ª e eu o 5º a se apresnetar de um grupo de 6 cursista naquele turno. Pude reencontrar colegas e amigas, que conhecia apenas do mundo viurtual nessa especialização a distância. Bem como, pude rever amigas que tinha conhecido na etapa presencial. Em ambos os casos, a parceria entre colegas que se tornam amigos, foi essencial. Essa pós teria sido muito mais desgastante, caso eu não tivesse podido contar coma colaboração dos professores orientadores, tutores e dos colegas cursistas, que em determinadas atividades me auxiliaram em sua execução. Educação a distância é possível, quando os grupo envolvido no curso, de agentes a sujeitos, interagem além dos meios eletrônicos (e-mail, forum, MSN, skype, chat,etc), compartilhando suas experiências. Em 2007, cumulativamente a essa pós, iniciada em 2006, acumulei as funções de multiplicador de informática educativa no NTE Rio Grande/18ªCRE, nos turnos da manhã e noite, dando cursos a professores da rede pública estadual, e desenvolvendo projetos de aprendizagem e de ensino com alunos, de turmas da EEEF Barão de Cêrro Largo, onde o NTE está implantado. Os professores responsáveis por estas turmas, seja do ensino regular como da educação especial, foram mais que parceiros, colegas, mas também amigos. Em atividade do Curso de Extensão a ditância Mídias Integradas à Educação (UnB-2007), também pude elaborar e executar atividades, graças a esses professores, dentre eles Éverton Souza (História), Simone Zogbi (4ª série regular), Jane Degani (Educação Especial, área deficiência mental); bem como minha colega de NTE, Janaina Martins, e outros colegas, de especialização, como Bernardette Motter (Caxias do Sul), Maristela Brizzi (Ijuí), sempre prestativos e solidários, e outros colegas que descobri no ciberespaço, e que muito me auxiliaram quando nesse turbilhão de atividades, me socorreram, como Robson Freire (NTE Itaperuna - RJ) e Vera Guidi (arte educacodra do blog Arte Brasilis). Mais, no turno da tarde, cursei mestrado em História da Literatura, concluindo os créditos no dia que embarquei para a defesa do TCC desta pós. No mestardo, tive colegas e amigos, que compartilharam livros, cópias, impressões e interpretações sobre livros, autores, teóricos, etc. Quase toda a turma tinha idade para ser um a um meus filhos, com média de idade em torno de 20 a 25 anos. Eu, com meus 4.3 (diria não ser idade mas velocidade de processamento de idéias, para usar um termo da informática... risos), aprendi muito com todos, e principalmente com o corpo docente do mestrado de História da Literatura (FURG-2007). Como escritor, nas poucas horas vagas, puder cursar esse mestrado foi um sonho que tornou-se realidade. Ano que vem iniciarei a escrita da dissertação que abordará a autobiografia de Érico Verissimo, e outro desafio se erguerá no horizonte. Mas isso é outro ano, outra expectativa. Antecipando nessa postagem um primeiro balanço do ano, posso dizer que foi extremamente positivo, por todos os desafios que tive, e a superação constante que eles me impuseram. Mas, volto a afirmar: sem a colaboração dos colegas, amigos, e principalmente da família, esposa e filho, que compreenderam minhas ausências, ainda quando de corpo presente, conectado ao universo digital, escrevendo, escrevendo, escrevendo para todas essas atividades que desempenhei em 2007. Que no próximo ano venham novos desafios, e que eu posso contar com esse meus apoio, essencial para alguém que não se cansa de ser aluno, mesmo quando está na função de educador. Obrigado, de coração, a todos!
Observação: Semana que vem estarei disponibilizando neste blog o endereço eletrônico do Projeto de Aprendizagem desenvolvido por mim e Janaina, criado no ambiente wiki, que foi analisado no TCC, defendido ontem, onde constam fotos, arquivos de som, referencial teórico e etc sobre essa atividade educacional.