segunda-feira, outubro 29, 2007

Sobre o mundo e os livros


Domingo encerrou a XVI Feira do Livro de São José do Norte, que me proporcionou uma grande experiência de vida, como patrono e escritor, mas acima de tudo, como cidadão. Mais uma vez agradeço a gentileza da escolha de meu nome, e o apoio da comissão organizadora do evento, sem falar do público presente aos 7 dias da Semana do Município. O Encontro de Corais, a apresnetação da Orquestra de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Canoas. Enfim, manifestações da cultura erudita com a popular, convivendo harmoniosamente. Pude reencontrar diversos amigos de infância. A maioria não me reconheceu de início, visto que saí de São José do Norte há quase 25 anos (completam nesse 18/11). De lá pra cá, a cidade e o mundo mudaram e eu, cidadão do mundo, também mudei. Mudei por dentro e por fora, mas ainda continuo em essência o mesmo: adorando ler e escrever.
Posteriormente, conversando com a amiga e futura bibliotecária Aline, a respeito de livros e da citação que fiz em meu discurso de abertura, ficamos em dúvida quanto a sua autoria. Eu tinha conhecimento que "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas" era de autoria de Caio Graco (154-121 a.C.), político romano do séc. II a.C. Aline me contou que tinha a mesma frase em uma camiseta, atribuída a Mário Quintana (1906-1994), poeta gaúcho. Combinamos cada qual fazer sua pesquisa e contar ao outro. Antecipo que através de busca pela internet permanece em parte a dúvida, apesar da maioria das referências citarem Quintana ao invés de Caio Graco. Independente de seu autor, é uma bela frase que quem souber nos dizer de qual obra de Quintana consta, agradeceria muito, pois li boa parte de sua rica produção e não conhecia essa frase como sendo sua.
Abaixo, mais algumas frases sobre livros e mundo, que merecem destaque, extraídas de minhas variadas leituras de mundo:
"O mundo é um belo livro, mas com pouca utilidade para quem não sabe ler."( Carlo Goldoni )
"O mundo está se movendo tão rápido atualmente, que o homem que diz que algo não pode ser feito é geralmente interrompido por alguém já fazendo."( Harry Emerson Fosdick )
"A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples."( Oscar Niemeyer )
"Nós mudamos incessantemente. Mas se pode afirmar também que cada releitura de um livro e cada lembrança dessa releitura renovam o texto."( Jorge Luis Borges )
"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."( Henry David Thoreau )
"A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro."( Samuel Johnson )
"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde."( André Maurois )
E a mais interessante, trata-se de um provérbio sem autoria identificada que diz assim: "Um livro fechado é apenas um bloco de papel". Então, incentivemos a leitura de livros e de mundo em quem nos rodeia.
Fonte: Webfrases
Observação: Imagem acima, extraída da internet do endereço blog.uncovering.org