quarta-feira, abril 25, 2007

Olimpíada de Matemática

Notícia extraída do Jornal Agora (www.jornalagora.com.br), de Rio Grande-RS, edição de 24/04/2007, comenta sobre aluna do CTI/FURG, com destaque nacional. Sempre é bom lembrar que o CTI é um antigo parceiro do NTE/18ªCRE, desde sua implantação. Vehja a notícia abaixo:

Aluna do CTI é medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

Alexandra Pinto Damas, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial "Mário Alquati", da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), foi um dos 12 estudantes gaúchos medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep) de 2006.
A aluna participou da solenidade de entrega das medalhas, com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, dia 14, em Recife, Pernambuco. Ela conquistou os professores com essa posição num concurso muito difícil, já que conta com estudantes de todo o país, alguns com preparação específica para essa olimpíada. No caso do CTI, os estudantes não são obrigados a participar, inscrevendo-se voluntariamente, ao contrário de outras escolas.
Segundo a professora Mariângela Martinatto, a medalhista já é destaque desde que entrou no colégio, em 1º lugar no teste classificatório - gabaritou Matemática e errou uma questão em Português. A professora conta que somente 5% dos inscritos passam à segunda fase.
Os estudantes do CTI estão se preparando para a edição 2007 do Obmep, cujas inscrições já estão abertas.
A olimpíada é realizada pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação, junto com o Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemática, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Os interessados podem obter maiores informações sobre a Olimpíada de matemáqutica pelo site: www.obmep.org.br.