segunda-feira, abril 23, 2007

Atividade integradora (ensino-aprendizagem) usando a internet







Hoje, pela manhã, realizei, com auxílio do prof. parceiro Éverton Aguiar, da disciplina de História, atividade integradora, utilizando o laboratório do NTE/18ªCRE, internet e datashow (projetor) com 02 turmas de 8ª série, do ensino fundamental (81 e 82), da EEEF Barão de Cêrro Largo (Rio Grande), como preparação para a atividade da especialização em TICs na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2006/2007), proposta pela disciplina PROA12 - Integração de Mídias (TV, Internet, Rádio... ) no Cotidiano Escolar, sob orientação da profª Jane F. Barros (UFRGS).
Com base em questionário aplicado com a turma 81, sobre o Consumo Cultural de Crianças, foi escolhida pelos alunos a internet, como mídia que eles gostariam de utilizar em sala de aula. No caso, usar no laboratório de informática do NTE/18ªCRE, que funciona num pavilhão próprio, dentro da Escola Barão.
Atuamos com a Turma 81 (fotos 1 a 4), das 08:00 às 09:25h, com 19 alunos presentes, primeiramente falamos sobre as formas de linguagem das mídias: TV (imagem - som, com preferência pela 1ª); Rádio (som - criando um imaginário); Jornal (a escrita, aliada a fotos ilustrativas da matéria) a Internet (a informação e a interação automática, utilizando-se de várias linguagens).
Discutimos o que é projeto de ensino (com base em conteúdos curriculares) e de aprendizagem (na orientação do professor para que os alunos partam de certezas provisórias e dúvidas, para a descoberta de maiores detalhes sobre assuntos de seu interesse, com o enfoque educacional).
Por fim, o prof. Éverton, utilizando-se do site de buscas Google, sugeriu que os alunos, dentro do conteúdo que está sendo dada em sala de aula, fizessem uma pesquisa na internet, cujo tema seria a 1ª Guerra Mundial. Dali, chegou-se a realidade das trincheiras nesse conflito.
Um dos portais visitados foi:
Depois, com a Turma 82 (fotos 5 a 7), das 09:30 às 10:15 horas, usamos a mesma temática, embora, para o Proa 12, seja apenas a coma turma 1, mas, eu e Éverton, pretendemos elaborar 2 PAs, usando essa turmas em projetos além dos PROAS...
Nessa turma, com 14 alunos presentes, o interesse dos alunos foi sobre a revolta dos Muckers, e depois passaram a visitar site com fotos históricas do Rio Grande (a cidade, já que usualmente é usada essa expressão como referindo-se ao Estado do RS).
Um dos portais visitados foi:
No próximo encontro, depois de explorar o produto escolhido pelos alunos (internet) e listar questões sobre as diferentes linguagens utilizadas na elaboração do produto midiático, estabelecerei (conforme orientação do roteiro), algumas relações entre o produto e a especificidade do grupo de alunos, para disponibilizar no ambiente e-proinfo, e postar nesse blogue um resumo.
Essa atividade se refere a leitura das páginas 90 a 109, do Capítulo 2, do livro Televisão & Educação:fruir e pensar a TV, Belo Horizonte: Autêntica, 2006, 3ª ed., de Rosa maria Bueno Fischer. E, em específico, o subtítulo As imagens e nosso olhar atento: com que linguagens opera a TV? Um texto muito interessante para quem quiser ler.