quarta-feira, abril 25, 2007

Wiki do Grupo Água concluído

O projeto de aprendizagem (disciplinas integradas do Proa), que foi desenvolvido com apoio da profª Jane Degani, regente de classe da 2ª série DM, da educação especial da EEEF Barão de Cêrro Largo, foi dividido em dois grupos: Água e Energia, pelo interesse dos alunos.
Coube-me o acompanhamento do Grupo Água (composto dos alunos Wendell, Éder, Sírio, Loraine e Maicon), que tiveram uma interação muito boa, tanto nas atividades em sala de aula, no laboratório de informática do NTE/18ªCRE, além do passeio pela orla rio-grandina, da escola Barão até o mercado público de Rio Grande, numa manhã ensolarada, onde os alunos puderam ver barcos atracados, descarregando peixe, carregando gelo, caminhões frigoríficos, peixes e lixo na água, as bancas de pescados do mercado, e ter uma "aula" informal com os vendedores ali presentes (conforme foto acima), que nos auxiliaram e muito nessa atividade escolar. Infelizmente, com tantas atividades, acabamos esquecendo de registrar os nomes dessas pessoas que muito nos auxiliaram, mas estão no wiki as fotos dos mesmos, bem como dos pescados e todo o trajeto do passeio.
Ao final das 16 horas (ou seis encontros) de PA, com base nos registros escritos, gravados, fotografados, dada a especificidade da turma (portadores de necessidades educativas especiais), colotei o material por eles reunido e postei no wiki, preservando seus comentários, seu roteiro de pesquisa, suas certezas provisórias, dúvidas e conclusões.
Foi uma experiência, que além de se desdobrar num TCC - trabalho de conclusão de curso, que será uma peça monográfico pra conclusão do curso de pós-graduação latu senso especialização em tecnologias da informação e da comunicação na promoção da aprendizagem (UFRGS-2006/2007), proporcionou-me a utilização da tecnica dos PAs (projetos de aprendizagem) na educação especial. Sem o apoio da colega Janaina (responsável pelo grupo Energia), da profª Jane Degani e dos alunos, tal atividade nao teria sido possível, tampouco o resultado gratificante dela, que pode ser comprovado através da visita ao wiki do Grupo Água, que basta clicar sobre o título dessa postagem, que abrirá um atalho para lá. Não deixem de após visitar o wiki, verem as fotos ao fim deste. Agora, aguardamos os comentários da nossa profª. orientadora Jane Barros (UFRGS), bem como dos colegas de especialização e demais visitantes desse blogue.
Para acessar a página principal da PRÁTICA ESCOLAR (como um todo), o wiki do grupo energia, comentários dos cursistas e professora parceria, histórico da escola etc, basta acessar o link: