Hoje pela manhã, testando TV para utilização de vídeo à noite, no curso de informática educativa, básico 1, para professores da rede pública estadual da região da 18ª CRE, assisti casualmente a pequena reportagem (e tudo que é bom na TV comercial, dura pouco muito pouco mesmo, enquanto banalidades de vencedor de Big Brother são exploradas ad nauseaum...). Tal reportagem foi veiculada no Programa Ana Maria Braga, da Rede Globo, às 08:10h, mostrando uma tecnologia assistiva em fase de experimentos, com tecnologia
Made in Brazil, e desenvolvida por alunos de uma instituição pública de ensino superior. Trata-se de atividade da cadeira de Engenharia Eletrônica da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo. Uma cadeira de roda com uma espécie de computador de bordo, para ser futuramente utilizada por portadores de necessidade especiais que não possam usar os braços para sua movimentação. A cadeira de rodas possui uma placa de computador com sensores que recebem sinais cerebrais das atividades elétricas dos neurônios. O funcionamento da máquina é com base em eletrodo colocado na testa do cadeirante que faz essa transmissão de dados para a ativação de comandos de movimentação da cadeira. O protótipo, que deverá ser utilizado por pessoas com deficiência motora grave, terão seus testes iniciais com os cadeirantes, daqui há 2 anos. Uma tecnologia assistiva nacional e pública, que deve ser valorizada e noticiada.
Observação: Foto acima, meramente ilustrativa (sem vinculação direta com a reportagem), retirada do blog Tecnologias Assistivas na Educação, pertencente ao Grupo4 Proa7 (http://grupo4deftec.blogspot.com/), do qual pertenço. A referida imagem foi postada em nosso blog pela colega Janaina Martins.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home