quinta-feira, abril 05, 2007

Nessa quarta-feira (04/04), aconteceu coincidentemente a 4ª aula do Projeto de Aprendizagem na Educação Especial com a 2ª série DM, da EEEF Barão de Cêrro Largo, tendo como profª parceria Jane Degani. Depois de elaborar o mapa conceitual, da definição das certezas provisórias e das dúvidas dos alunos a respeito do tema escolhido (Água e peixes no taim), os alunos elaboram duas perguntas para pesquisar: se existe água azul? E, se existem peixes coloridos? Minhas anotações acabaram ficando no NTE, e não poderei nesse breve comentário maiores detalhes. Mas o que posso dizer é que as atividades, respeitando a especificidade da turma, tem fluído muito bem, e que tem sido muito agradável e produtivo nossos encontros. Tenho anotado no quadro magnético os comentários dos alunos, para depois copiar pro meu wiki. No wiki da turma, eu e Janaina (responsável pelo grupo sobre a energia), já colocamos algumas informações (nomes, idades, fotografias, nossos comentários individuais, etc). A profª Jane tem feito anotações também que serão colocadas em breve no wiki. Semana que vem os alunos começarão a trabalhar em seu wiki (ambiente virtual de aprendizagem), colocando fotos e imagens, textos produzidos por eles, e outros copiados de páginas da internet, onde efetuaram pesquisa, bem como alguma produção feita em sala de aula.
O endereço de nosso wiki para visitação é: http://proa-turma03.pbwiki.com. Lá é só clicar no sidebar (à direita da tela), no link: Janaina e José.
A imagem acima, extraída de um blogue português, foi encontrada pelos alunos, quando buscavam justamente imagens de peixes na internet. O site é muito interessante, mesclando poemas e imagens como essa, mas, também ficou anotado o endereço em minha agenda, lá no NTE. Semana que vem eu coloco um link (atalho) para o mesmo.