domingo, abril 08, 2007

Entre o pedagógico e o recreativo: o desafio do professor

Nesse domingo nublado, consegui um tempo pra visitar os blogues dos colegas da Pós, e li muito boas contribuições. Como meu blog se propõe, além de servir de instrumento de interação com os professores e colegas da especialização em tecnologia Educacional, mas acima de tudo, um veículo para reflexão minha e de postagem de assuntos que digam respeito a tecnologia e a educação em sentido amplo, aproveito para divulgar material de terceiros, que ache interessante.
Um destes, que coloco na íntegra, logo abaixo, foi postado em 28/02/07, pela colega Iágara, em seu blogue: http://iagara.blogspot.com/.
Outras contribuições dos colegas, irei postar mais adiante.
Um exemplo que os professores deveriam ter em mente, quando usam, tanto o vídeo, como a TV, o laboratório de informática, etc. com os alunos: o planejamento das atividades a serem feitas com a turma, para que a atividade que se propõe pedagógica não se torne mera recreação. O receio da colega é pertinente e sua sugestão muito interessante, quye resolvi fazer o control+C (copiar) e o control+V (colar) em meu blogue, como referência aos demais educadores que visitarem esse ambiente virtual. Abaixo, a postagem citada:

Filme na aula de história: diversão ou hora de aprender?

O cinema aproxima os alunos de situações, pessoas , cenários e sons do passado e do presente.Mas é preciso saber explorar esse importante recurso pedagógico para que a aula não seja simplesmente uma sessão pipoca e caia no vazio...Veja algumas dicas para preparar a aula:
*Assista ao filme mais de uma vez e veja se é preciso passá-lo na íntegra ou apenas partes selecionadas.
* Observe se existem cenas desapropriadas para a faixa etária dos alunos.
* Deixe claro para a turma que o filme representa um episódio histórico, mas não é a realidade.
* Prepare um roteiro de perguntas e alerte os alunos para perceberem os conflitos, o tema e personagens.
* Deixe claro que o filme na escola é um recurso didático e uma forma de conhecimento, e não mero entretenimento ou uma maneira de "matar a aula".
O cinema no ensino pode ser usado para:
* Iniciar a discussão de um assunto ainda não abordado. Lance uma questão a ser investigada.
* Desenvolver o conteúdo. O aluno deverá perceber o contexto histórico a que o filme se refere, o que ele está mostrando, que fenômenos e fatos são retratados. Nesse caso, o aluno já possui referências sobre o tema.
Saiba mais em:
aberto/mt_67489.shtml