sábado, abril 14, 2007
A negligência desses pais é um fato lamentável, mas será uma pesada culpa que carregarão pelo resto da vida... Na verdade, não se justifica tal esquecimento atroz, mas infelizmente nesse corre-corre diário em que estamos todos quase que submissos, muitas vezes por um modo de vida extremamente competitivo e consumista, acaba levando a algumas pessoas a relativizarem o sentido real das coisas e a importância do que de fato tem valor (a família, os amigos, a ética, o coleguismo, a amizade sincera), por conta da sobrevivência ou da manutenção de certos cargos e salários... Erros capitais como esse não podemos voltar atrás...
Mário de Andrade, escritor e poeta, líder do movimento modernista na literatura e arte brasileiras, a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, escreveu uma vez "Do País de Mim-Mesmo", e nesse uma frase que sintetiza o mundo em que vivemos: "Fora os que algarismam os amanhãs".
A vida não é caça-níqueis, não somos estatísticas e sim seres humanos. O tempo passa muito rápido. Nossas crinaças crescem rapidamente, ainda que para nós continuem sendo nossas crianças. Nessa correria, perdemos a melhor fase de suas vidas que é a do descobrimento. Meu filho passa direto vendo o canal Discovery, das descobertas... Mas sempre que posso dou uma pausa no que estou fazendo pra brincar com ele, como na foto acima.
Então, Carpem diem - aproveitem a vida, já dizia antigo provérbio latino. Não deixemos que o acessório (o trabalho) nos coloquem em risco o pricipal (a vida e a família). Hoje, sábado, vou sair com meu filho e minha esposa para fazer algo que tenho negligenciado em prol do trabalho, o lazer e a companhia mútua. Se a gente souber conciliar dever com prazer, nossa qualidade de vida fica muito melhor.
Em suma: "Trabalhemos pra viver, e não vivamos só pra trabalhar!" Navegar é preciso, viver não, escreveu Fernando Pessoa, um dos poetas mais geniais que li, com base num antigo ditado dos navegantes, mas infelizmente não posso concordar com o grande poeta... Parafraseando-o, digo: "Trabalhar é preciso, viver a vida também!". Bom fim de semana a todos e Carpem diem.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home