quinta-feira, abril 12, 2007

Como é a sala de aula do século 21?

Notícia e imagem extraídas do Portal Yahoo Notícias, que deve interessar aos educadores, alunos e comunidade escolar que tenham o interesse de saber como será - e em alguns casos, como já é... - a sala de aula do século 21 (em que robôs e videogames já são usados para deixar as aulas mais divertidas). A notícia na íntegra poderá ser acessada através do link:

http://br.tecnologia.yahoo.com/article/04042007/25/
tecnologia-noticias-sala-aula-seculo-21.html.
Eu, particularmente, nos projetos que desenvolvo com alunos no NTE, percebo como os multimeios são uma poderosa ferramenta de interação, seja com alunos regulares sejam com alunos PNEEs - portadores de necessidades educativas especiais (cegos, surdos, deficientes mentais, superdotados...). Com a geração da imagem e da informação automática - por sinal, informação+automática= informática - a tecnologia é um dos (não o único) aliados na qualificação do processo de ensino aprendizagem. Uma biblioteca escolar, se bem utilizada, se estimulado o hábito da leitura e da escrita dos alunos pelo educador e gestor escolar, pode ser também outro valioso ambiente de ensino-aprendizagem. Não podemos ficar reféns da tecnologia, como se só essa resolvesse tudo... Ela auxilia, mas sempre é bom lembrar que máquina é ferramenta, e deve ser pensado tão-somente como isso. De nada adiantará ter um laboratório superequipado com tudo do bom e do melhor, se a prática escolar nesse ambiente se restringir a repetição de propostas ultrapassadas, ao dar enfase ao lúdico em detrimento do pedagógico. Para isso servem os NTEs, para capacitar o educador com informática educativa: indicar as formas de utilização adequadas dos multimeios em sala de aula ou em laboratórios de informática. Há a necessidade do trinômio: aluno - máquina - professor. Um espaço escolar com professor e aluno não precisa de máquinas para haver interação e educação; um ambiente com máquians e alunos, mas sem o professor, raramente leva a aprendizagem, e sim a diversão; mas um ambiente com máquinas, professores capacitados e alunos estimulados leva a projetos de aprendizagem e a qualificação do próprio ensino.