segunda-feira, abril 09, 2007

Tecnologias Assistivas na Educação

O Grupo 4 (do qual sou mediador), composto por mim, Helenita, Grede, Janaina e Ilane tem um blog, chamado TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO, onde iremos postar as atividades da disciplina Proa7, da especialização em T.I.C. na promoção da aprendizagem - UFRGS (2006/2007). Nossos colegas de pós, tutores e orientadores poderão acessá-lo pelo endereço: http://grupo4deftec.blogspot.com.
Lá postaremos a primeira versão do mapa conceitual, elaborado pela colega Helenita, para o grupo interagir, pesquisando o tema, e publicando seus comentários.
Tecnologias Assistivas são todos aqueles recursos criados para que os portadores de necessidades especiais possam se integrar à vida em sociedade.
Já discutimos as certezas provisórias e as dúvidas sobre esse tema, no forum específico da disciplina, no ambiente virtual E-proinfo, do MEC. Por sugestão da colega Helenita, optamos por direcionar essa pesquisa e discussão para a área prática e não tanto teórica. Acredito que será uma atividade proveitosa a todos os integrantes do curso, apesar das variadas disciplinas e atividades dessa pós, bem como as atividades dos NTEs, e dos professores que têm ainda sala de aula ou o Projeto de Aprendizagem com alunos (via wiki). Mas o trabalho colaborativo, sempre se torna interessante, na medida que imprimimos a visão particular de mundo a um coletivo; e vice-versa. Helenita também sugeriu que combinemos atividades via skype, programa similar ao MSN (messenger), para comunicação on-line. O skype pode ser baixado no site: www.skype.com/download .