A Sociedade do Conhecimento
Porém, ainda “falta em muitas escolas brasileiras o ‘Aurélio’”, nome popular do dicionário. A “Educação é luxo para um segmento da população”; “não há inserção da massa de jovens no mercado, muitos deles partindo para a verdadeira tragédia nas áreas como segurança, saúde e educação”; “a Educação tem papel de informador, emancipador”; “o analfabetismo é hoje medido pela capacidade de ler frases simples, e não o nível de conhecimento que a pessoa precisa ter para não se sentir excluído”. E quem percebe, por exemplo, o movimento nos caixas eletrônicos sabe bem do que Dowbor fala.
Diz ainda: “o conceito de gestão do conhecimento parte da visão de que a Escola não apenas leciona, mas articula o conhecimento onde está inserida”; que o “Brasil possui cerca de 5.500 municípios, e que há que se olhar para a base para que se crie efetivamente um nível de formação de recursos humanos para o desenvolvimento na região, através de parcerias entre escolas com empresas e instituições”. Falta, para Dowbor, “a apropriação do processo do Conhecimento, através da dinâmica da construção a partir do conhecimento local, para a mudança pedagógica e da realidade regional”, pois “sabemos muito sobre D. Pedro e nada de nossa cidade”. E o mais irônico: “Só se aprende sobre a realidade social a cada eleição, nos discursos dos políticos”. E pergunta: “Quando não se entende a nossa realidade, como se faz planejamento? Sobre qual realidade planejar?” A compreensão dos problemas locais inseridos na análise curricular, reconstruindo-o, é necessária, diz ainda.
E que “vivemos o reflexo da urbanização das cidades, iniciado entre 1950/60, quando 2/3 da população era rural. Atualmente no Brasil, 82% da população é urbana e as cidades não possuem sistemas eficientes da água e esgoto, infra-estrutura, sendo o espaço urbano de consumo coletivo. Na Suécia, 72% dos recursos públicos são gastos localmente, decididos pela comunidade. No Brasil, apenas 13%”. E o mais emblemático: “o prefeito está na linha de frente do problema, mas no último escalão do recurso”; que “a cidade exige processos colaborativos de cidadãos que não a conhecem”. Diz: “Em Porto Alegre, a prefeitura informa, através do mapeamento dos alvarás, sobre a quantidade de farmácias, padarias, etc em cada bairro onde alguém quer instalar um estabelecimento comercial”. Esse conhecimento ajuda ao comerciante escolher a localização, em função da concorrência acirrada ou não.
Por fim: “há o conhecimento disperso e fragmentado”; “a Biblioteca deve ter o conjunto de sistemas da região como base para os professores trabalharem de outra maneira, pois sabemos sobre o cálculo do PIB, e nada se o município evoluiu em qualidade de vida”. Em Jacksonville (EUA), “há relatório anual de qualidade de vida, com 22 indicadores definidos. Vota-se segundo resultados e não clientelismo. Deve-se sempre socializar as experiências bem sucedidas. E quem deve viajar é a informação e não as pessoas.
Observação: Foto-promocional da Universidade Ritter dos Reis, extraída de revista semanal.
1 Comments:
new balance, timberland pas cher, nike roshe run uk, converse pas cher, michael kors outlet online, michael kors outlet, hollister pas cher, polo lacoste, coach purses, nike tn, nike air force, true religion outlet, sac hermes, michael kors outlet, nike air max, michael kors, michael kors outlet, nike blazer pas cher, true religion jeans, coach outlet store online, lululemon canada, nike air max uk, burberry handbags, michael kors, ray ban pas cher, uggs outlet, true religion outlet, north face uk, coach outlet, abercrombie and fitch uk, michael kors outlet online, ralph lauren uk, guess pas cher, kate spade, mulberry uk, michael kors outlet online, ray ban uk, vans pas cher, hollister uk, nike free uk, sac vanessa bruno, uggs outlet, replica handbags, burberry outlet, hogan outlet, north face, oakley pas cher, michael kors outlet online, nike air max uk
Postar um comentário
<< Home