quinta-feira, abril 22, 2010

As Travessuras da Bruxa Fel: minha segunda peça infantil


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=PbA6i56FGOc


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=hEb6fg0nBSo


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rCfCJdLBJr8


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=T0PoW3pNNrw


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lbJM4erG1Qw


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7KcXnQL8icY


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qdGe5PRJuJ8

O vídeo acima (em suas 7 partes), trata-se da gravação da peça infantil As Travessuras da Bruxa Fel, de minha autoria, escrita em 2008, e encenada em outubro do mesmo ano, durante a Semana da Criança, no Teatro Municipal do Rio Grande - RS - Brasil, pelo Grupo de Teatro Dupla Face, com a direção de Canrobert Brasil, cenografia e filmagem de José Rover e a interpretação dos atores: Canrobert Brasil (Mágico Sol); Renata Dias (Bruxa Fel); Clarissa Moura (Bruxa Lua) e Thiele Viega (Bruxa Mel). Projeto que teve apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC, do Rio Grande - RS- Brasil.
É minha segunda experiência teatral, como autor.
A peça, dirigida ao público infantil, possui a temática social e de meio ambiente, e narra as desventuras da maldosa Bruxa Fel, tentando ensinar suas malvadezas a duas bruxas aprendizes: a Bruxa Lua, que não faz mal a uma mosca sequer, e a Bruxa Mel, que é muito vaidosa e tem um medo enorme de bruxas. Paradoxos. Ambas moram num reino desencantado, cinzento, mal-cheiroso, até a chegada do Mágico Sol (na verdade, um palhaço de circo, sem muito talento para fazer rir, que tenta usar a varinha mágica do Sol e tornar-se um mágico respeitado); e que, com a ajuda da Bruxa Lua, aprende a fazer sua primeira magia, trazendo de novo as cores e as flores àquele local desencantado.
Essa é a minha segunda peça infantil, anteriormente, também com o Grupo de Teatro Dupla Face, foi encenada E agora Betinha?, no mesmo Teatro Municipal do Rio Grande, durante a Semana da Criança, tendo a maioria dos espectadores sido formada por alunos das escolas da rede pública da cidade.
Tive a oportunidade de assistir uma das apresentações, e para um autor ver a receptividade de seu texto, que ora emociona, ora faz rir, não tem preço...
A filmagem foi feita distante do palco, mas permite que, pela movimentação dos atores e suas falas, tenha-se uma ideia de como foi o espetáculo ao vivo.
Editei o vídeo de 42 minutos no movie maker, dividindo-o em 7 partes para poder publicar no You Tube e depois nos blogs Educa Tube, Letra Vida do Roig e do Grupo de Teatro Dupla Face.

Apresentação do vídeo no You Tube:

Peça do Grupo de Teatro Dupla Face, dirigida ao público infantil, de autoria de José Antonio Klaes Roig (2008), direção de Canrobert Brasil, e interpretação de Canrobert (Mágico Sol); Renata Dias (Bruxa Fel); Clarissa Moura (Bruxa Lua) e Thiele Viega (Bruxa Mel). Temática: sociedade e meio ambiente. Apoio: Unidade de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura / SMEC - Rio Grande. Encenada no teatro Municipal do Rio Grande - RS - Brasil, em outubro/2008.

Visitem o blog do Grupo Dupla Face, através do link abaixo:

Grupo de Teatro Dupla Face

Observação: Postagem acima, originalmente publicada no blog Educa Tube.

terça-feira, abril 20, 2010

Educação, tecnologia, arte, cultura e sociedade


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=GCqfCE870UU

O vídeo acima, trata-se de edição de imagens, via Movie Maker, feito por mim, a partir de fotografias da peça infantil E agora Betinha? , de minha autoria, com direção de Canrobert Brasil, do Grupo de Teatro Dupla Face, de Rio Grande-RS-Brasil.
Foi um duplo desafio proposto pelo amigo Canrobert, pois jamais tinha escrito para o teatro e muito menos para o público infantil. Como poeta e escritor, meu público-alvo sempre foram os jovens e os adultos.
Mas confesso que quando assisti um dos ensaios do Grupo Dupla Face e vi as personagens criarem vida, foi algo parecido com o nascimento de meu filho, que assisti também ao parto. Por sinal, Allan, na época com 2 anos de idade, assistiu junto comigo esse ensaio, e ajudou no tom do futuro espetáculo, já que ele fazia também parte da faixa etária a qual era destinada a obra.
Foi uma aprendizagem de minha parte na linguagem do teatro, proporcionado pelo Canrobert.
E agora Betinha?, tem ideia central e título, ambos propostos pelo Canrobert, e conta a história de duas crianças (Betinha e Júnior) que são vizinhas, e numa noite estrelada resolvem conhecer juntos o mundo, apenas com suas bicicletas e mochilas.
No início da jornada encontram um morador de rua que se autointitula um Anjo caido, e que mostra aos dois o outro lado da noite e do mundo.
No meio do caminho se deparam com a dona Maria Fumaça (vestida de retalhos), que de tanto "pitar" um cigarro após o outro e apitar sem parar, perdeu o rumo de casa e descarrilou... As crianças ajudam dona Maria Fumaça e, ainda por cima, através do poder da imaginação, incentivado pelo "Anjo", dão uma volta completa no mundo (um pequeno globo estilizado e iluminado no palco), voltando depois para casa felizes, pensando na incrível viagem que fizeram apenas numa noite, até que o "Anjo" desaparece no ar, sem avisar...
Júnior mostra a Betinha uma pena branca ali no chão... E ambos adentram suas casas, combinando um próximo passeio. Fim...
Evidentemente que o texto trabalha com diversas imagens, unindo humor e emoção...
E a personagem "Anjo" foi inspirada levemente no amigo Írio Rodrigues, o Poeta Pobre, que vivia da ajuda dos amigos, e perambulava pela rua e/ou vivia sentado num banco da Praça Xavier Ferreira em Rio Grande. A peça foi encenada com Írio Rodrigues ainda em vida, e numa das cenas, Canrobert, o Anjo, declama uma de suas poesias, que incrívelmente, neste caso, a vida imitou a arte, pois os versos lidos anteciparam em parte o que de fato aconteceu ao Poeta Pobre, em seus últimos dias.
E agora Betinha?, foi encenada pela 1ª vez em outubro de 2006, na Semana da Criança, no Teatro Municipal do Rio Grande - RS - Brasil, com apoio da Unidade de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura/SMEC - Rio Grande; e pela 2ª vez, em março/2007, no pavilhão das Artes da 11ª Festa do Mar, em Rio Grande.

Elenco: Canrobert Brasil (Anjo); Renata Dias (Betinha); Sabrina Simões (Júnior) e Juliana Kubaski (dona Maria Fumaça). Cenário: José Rover.

A canção que ilustra este video editado por mim, chama-se Ný Batterí, da banda islandesa Sigur Rós.

Observação 1:
Em 2008, escrevi minha segunda peça teatral, destinada também ao público infantil, chamada As Travessuras da Bruxa Fel, e igualmente encenada pelo Grupo de Teatro Dupla Face.

Observação 2:
No curso Ensinando e aprendendo com as TICs, dirigido aos professores da rede pública estadual, da região da abragência do NTE Rio Grande/18ª CRE, estou, juntamente com minhas colegas, disponibilizando oficina de edição de vídeos, via Movie Maker (futuramente também no Kdenlive, editor de vídeos para Linux), como forma do educaro não apenas reproduzir conteúdos de terceiros, mas produzir seu próprio conteúdo educacional, para divulgar via blog, documentando sua prática escolar, criando quem sabe até uma videoteca escolar.
Como diz o prof. Pier Cesare Rivoltella, o educador do futuro precisa ser um mídia educador, saber usar os multimeios em sua prática escolar.
As TICs podem ser uma boa ferramenta e um grande aliado, se utilizadas com o enfoque pedagógico, artístico, cultural e social.
Socializar os saberes, além da realidade local, mais que mero ato de divulgação, é uma forma de contribuição social para que outros educadores se motivem e se inspirem com os belos projetos que existem atrás dos muros da escola e que a grande mídia nem sempre dá o devido valor no horário nobre da televisão, povoado por realities shows que espatacularizam a vida, sem serem tão a expressão do real assim... Condicionados a audência, aos patrocínios, ligações etc.
O verdadeiro show de realidade está presente cotidianamente nas escolas, mas nem todos tem esse conhecimento... Produzir o próprio matéria pedagógico e disponibilizar no ciberespaço já é uma grande contribuição que um professor e sua escola podem fazer à própria Educação, muitas vezes tão cobrada e criticada por quem desconhece esse show de realidade...

sexta-feira, abril 09, 2010

Um ano de Educa Tube


Dia 08/04/2009, depois de uma conversa com a colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, e editora dos blogs Sobre Educação e Et cetera, que solicitou-me a indicação de alguns vídeos com enfoque educacional para a utilização em um projeto seu, surgiu a ideia da criação de um blog educacional, batizado de Educa Tube, um pequeno ambiente virtual para divulgação de vídeos educacionais e outros, que possam ser utilizados por educadores, de recursos tecnológicos e material produzido de, para e/ou por professores, dirigido a outros educadores ou seus alunos.
Passado um ano, o Educa Tube possui mais de 93 seguidores (até a presente data), mais de 65 mil visitas, diversos colegas e amigos colaboradores, sugerindo vídeos e recursos diversos, dirigidos à educação.
Uma iniciativa individual, a partir de uma conversa sobre educação, tornou-se um ambiente colaborativo, em vista de que mais de 80% do acervo do blog é composto por indicações de terceiros.
Agradeço a todos os que colaboram com o Educa Tube, divulgando-o, indicando material ou acompanhando sua trajetória e conteúdo.

Abaixo, selo do blog para ser colado em outros blogs ou sítios.